sábado, 26 de maio de 2012

Inconvenientes Profissionais


Boas, se ainda há alguém que me vem aqui visitar das duas uma, ou esta bêbado ou drogado, ou as duas coisas, hoje venho falar-vos de uma lacuna que se verifica no mercado de trabalho e que tem mais propriamente a ver com os anúncios de oferta de emprego, suponhamos que eu estou desempregado e estou a folhear as páginas do meio do correio da manhã, á procura de emprego, (se bem que nas paginas centrais se pode encontrar algo mais sem ser emprego), e me deparo com um anúncio que diz o seguinte:
Procura-se

Zona de Freixo de Espada á tira colo

Entregador de pizas

Oferecemos:

Salário mínimo nacional em vigor

Subsídio de refeição (uma pizza por dia á escolha com 1 ingrediente)

Três meias folgas semanais

Requisitos:

Experiência no ramo dessa nobre arte de entregar pizas numa casal

Boa apresentação

4º.  ano de escolaridade

 Bom, posto isto decido telefonar e marcar uma entrevista, chegado ao local e depois de uma fila de espera maior que a dos castings para o Ídolos é chegada a minha vez, quando entro o  Sr. Antunes, suposto empregador fica com um ar um pouco admirado, talvez devido ao facto de eu não ter um braço, a entrevista decorre sem problemas e no fim da mesma o Sr. Antunes comunica-me que eu não tenho o perfil indicado para entregar pizas de mota, eu exalto-me e pergunto se é pelo facto de só ter um braço, ao que o Sr. Antunes me responde – Não pelo amor de deus, isso era estarmos a discriminá-lo, apenas e só o senhor não tem carta de condução, ao que eu respondo – pois mas no anúncio não dizia ser necessário ter carta de condução, eu até sei andar de bicicleta, não serve? E o Sr. Antunes replica – Pois, temos pena mas não.

Ora bem isto podia ser tudo evitado com a inclusão de um simples acrescento no anúncio, vejamos:

Procura-se

Zona de blá blá blá

Blá blá blá



E agora no fim do anúncio entra os inconvenientes profissionais:

Inconvenientes profissionais:

Não ter carta de condução

Não ter um braço

                                                                 Ser alérgico ao fumo da casal                                   



Este pequeno á parte faria toda a diferença, ao ler isto eu nunca iria responder a este anúncio.
Temos outros exemplos:

Precisa-se:

Médico-Cirurgião

Oferecemo :

Salário compatível com a categoria profissional

Horas-extras pagas a preço do ouro

Requisitos:

Ser médico - cirurgião

Inconvenientes profissionais:

Ser surdo

Ter mau hálito

Ter o curso de médico - cirurgião pelas novas oportunidades

Ou ainda:

Precisa-se:

Funcionário público

Oferecemos:

Salário pago com o dinheiro dos contribuintes

Horário de 35 horas semanais ou menos

Requisitos:

Nada a assinalar

Inconvenientes profissionais:

Ser trabalhador

Cumprir o horário

Ser profissional

Ou ainda:

Precisa-se:

Governantes

Oferecemos:

Regalias sem conta

Salário indefinido mas nunca menos que 5.000 euros mensais acrescidos de despesas de representação

Arbítrio total para fazer o que bem entender com o dinheiro dos contribuintes

Requisitos:

Usar fato e gravata

Falar fluentemente de modo a convencer quem ouve que está a falar a verdade mesmo que diga que o sporting vai ser campeão

Disponibilidade para viajar

Inconvenientes profissionais:

Ser honesto


Acho que com isto o leque de candidatos diminuía drasticamente, evitando assim que inúmeras entrevistas de emprego se realizassem todas com a mesma resposta, não tem perfil para o cargo, penso até que se estendessem esta ideia aos concursos de talentos, as filas de espera para os castings seriam muito menores a ponto de despacharem tudo em meia horita.

Qualquer dia vou-vos falar dos inconvenientes familiares, mas isso ainda está em estudo, ou pensam que eu chego aqui e escrevo assim á parva o que me vem á cabeça, hum?


Sem comentários:

Enviar um comentário