quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dar ou não dar gorjeta, eis a questão.



Salut a tous, ah ah, enganei-vos, pensavam que o post de hoje era dedicado aos emigrantes franceses, nada disso, o post de hoje é dedicado ás gorjas.

Como todos sabem eu já fiz um pouco de tudo antes de saber tudo e por altura de uma mudança que andava a fazer com um primo meu, aconteceu algo que me revoltou as entranhas de uma maneira que nem consigo descrever.

No final da mudança, o dono da habitação mete a mão ao bolso, saca de uma nota de 500$00 –  2.50€ nos dias de hoje – e diz, “ tomem lá para beberem uma cerveja “, isto irritou-me profundamente,  por vários motivos que vou passar a mencionar:

1º- eu na altura não gostava de cerveja.

2º- o meu primo tinha feito uma desalcoolização tinha feito pouco tempo.

3º- 500$00 não chegava para duas cervejas nos sítios que eu frequentava.

4º o meu primo não sabia diferenciar as notas de 500$00 das de 1.000$00, pois na altura ainda não havia novas oportunidades para acabar a quarta classe.

5º- não gosto de ir contra aquilo que me dizem, e por isso fomos beber duas cervejas a uma tasca, resultado – passei a gostar desse néctar dourado e o meu primo caiu novamente nas malhas do álcool e veio a falecer duas semanas depois por causa do alcool, foi atropelado por uma camião da super-bock.

Por tudo isto, venho fazer aqui um pedido a todas as pessoas que gostam de agradar, dando uma gorjeta, quando derem a gorjeta não mencionem onde a pessoa que recebe a gorjeta deve ir gastá-la, deêm só a gorjeta e pronto, custa muito?

Não, as pessoas gostam é de mandar, já que estou a dar ao menos gastas onde eu disser, deve ser este o pensamento.


Agora eu fazia um trabalho qualquer, e a pessoa para quem eu tinha feito o serviço dava-me uma gorjeta de 10 euros e dizia-me -“tome lá, que é para ir almoçar”, - ALMOÇAR? COM 10.00€? Ò amigo, eu só gosto de lavagante selvagem com risotto de caranguejo das neves, teria eu respondido. A forma correta de dar a gorjeta seria – “ tome lá 10.00€ e faça o que entender com eles” – ou – “ eu queria-lhe dar qualquer coisita para você ir almoçar, onde é que costuma ir?” – e aí a coisa mudava de figura.

Qualquer dia lembram-se e dizem “ tome lá 1€ para beber um cardhu “ e um gajo tem de ir onde para beber um cardhu por 1€? 

Á  india não?

Sem comentários:

Enviar um comentário