sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Penitências.



Muito boa tarde a todos, hoje venho falar de um assunto que interessa a uma grande quantidade de pessoas que costuma vestir coletes refletores, não, não me estou referir aos stewards dos jogos de futebol, nem às pessoas que ficam empanadas na autoestrada, estou a falar, isso sim, dos peregrinos que frequentemente se deslocam a pé até ao santuário da nossa, perdão, da vossa senhora de Fátima.

Isto das penitências não faz grande sentido, vamos supor que eu estou aflito com uma grande prisão de ventre e vamos supor que sou crente na senhora de Fátima, num ato de desespero eu digo, “ ai senhora de Fátima, faz-me evacuar e eu prometo que vou até ao teu santuário a pé e acendo uma vela do tamanho do que eu conseguir evacuar”. Agora temos variadas hipóteses;
Ou eu consigo evacuar e cumpro a promessa, mesmo sabendo que vou lá chegar em dez minutos, porque a minha casa é mesmo ali pertinho e as velas são baratas, ou então, consigo evacuar e não quero saber da promessa para nada, é óbvio que eu, supostamente sendo um verdadeiro crente, não ia fazer isto porque sei de antemão que a senhora de Fátima é vingativa e provavelmente na primeira oportunidade irá fazer com que tenha uma obstipação em primeiro grau, ou pior ainda, uma grande soltura.
No caso de não conseguir evacuar, então a solução passa por deixar de acreditar em tudo o que é divino, ou então, reformular a nossa promessa, tipo assim, “ai ai senhora de Fátima, faz-me evacuar e eu prometo que vou até ao teu santuário de comboio, mesmo sabendo que vou ter de mudar de linha três vezes e ficar á espera entre duas a três horas entre cada ligação, se achares que é pouco, posso ir de joelhos com arame farpado enrolado aos mesmos e nas próximas eleições eu prometo votar no Passos Coelho, além disso prometo ir á igreja sempre que houver casamentos e batizados, em vez de ir para o bar mais próximo beber martinis, ah e prometo também assistir a todas as conferências de imprensa do Jorge Jesus sem me desmanchar a rir”.
Isto sim era uma penitência, agora cá, ir pela beirinha da estrada a pé com calçado desportivo e um pau para nos ampararmos até ao santuário,  e ainda ter assistência médica e alguém que dá agua e comida, pffff! Que meninos.

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário