quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Upsizing tecnológico



A todos os possuem smartphones, esta é para vocês, todas as outras pessoas que ainda possuem um telemóvel que serve para fazer chamadas e tirar algumas fotos podem ir embora, por acaso eu sou detentor de um desses modelos antiquados que só servem para telefonar, vejam bem, um telefone que serve para telefonar onde é que isto já se viu.
Isto dos smartphones vem totalmente contra a política de downsizing praticada pelas principais marcas de telemóveis nos últimos anos, até a bem pouco tempo os telemóveis queriam-se pequenos, quanto mais pequenos melhores, havia telemóveis que para marcar os números era preciso usar uns óculos com 7 diopterias, havia outros que eram tao pequenos que cabiam numa narina e outros até que podiam ser absorvidos pelo organismo sem se dar por isso.
Hoje em dia os parâmetros são totalmente diferentes, os smartphones querem-se cada vez maiores e com mais e mais funções, (surpreende-me que haja smartphones que até tenham a função de fazer chamadas) estamos perante o upsizing tecnológico.
Quando compramos um smartphone convêm que seja grande, porque sendo grande não cabe no bolso nem na mala e assim já se temos uma desculpa para andar com ele na mão para mostrar a todos que temos um telefone de 600 euros, não interessa se depois queremos mostrar uma foto do nosso cão a um colega de trabalho e não nos entendemos com os menus, isso até pode ser vantajoso porque enquanto vagueamos pelos menus, esse colega corroi-se de inveja por não ter um smartphone grande como azulejo e com menus complicados.

Este objeto tornou-se num status social, quanto maior for o smartphone maior é o status, (ou então maiores são as dividas), ter um smartphone pequenino daqueles que custam 100 euros é para pobres, das pessoas que eu tenho visto na rua com este objeto na mão apenas 0% eram possuidores de smartphones baratos, quem tem esses aparelhos guarda-os no bolso para ninguém ver, tal é o grau de discriminação de que sofrem as pessoas que não têem smartphones que custem pelo menos 500 euros, conforme podem ver pela foto as pessoas que sofram de magnetismo, ou seja, que só tenham uma mão, também sofrem com esta moda do upsizing, se já é difícil agarrar no smartphone só com uma mão, imaginem navegar pelos menus através do touch screen.
Eu quando tenho de efetuar, ou atender uma chamada, procuro um local escondido, para não sofrer o drama da discriminação social, a última vez que atendi uma chamada em público foi no metro em hora de ponta, assim que o meu telemóvel tocou abriu-se uma clareira pois eu não tenho toques reais, depois de tirar o aparelho do bolso, sim, é daqueles que cabe no bolso, todas as pessoas se afastaram para outra carruagem, á exceção de uma senhora idosa que no meio da confusão ficou sem as muletas e de um senhor que surdo-cego que pedia esmola. A partir deste dia jurei que nunca mais atenderia o telemóvel em público, e jurei também que só adquiriria um novo aparelho quando o atual se avariasse. Isto já se passou há dois anos e não há meio do raio do telemóvel avariar.

Num futuro próximo os smarphones serão assim.


1 comentário:

  1. eu ia ler mas, fui embora.
    o meu velhinho ainda cabe no bolso, ahahah.
    de resto, pedi a um amigo para ler e ele contou-me.
    na verdade, tá excelente.

    ResponderEliminar