segunda-feira, 11 de junho de 2012

Como economizar combustivel


Boa tarde e todos os 3 leitores que me seguem, hoje venho desmistificar um assunto muito sério e com certeza que depois de lerem o que vai ser aqui escrito, a vossa perceção do mundo vai ser totalmente diferente.

Recentemente troquei de carro e reparei que o computador de bordo mostra-nos combustível instantâneo que é o que o automóvel está a consumir no momento, portanto eu circulava a 120kph e o carro estava a gastar 6.0 litros, acelerei até aos 240kph e o carro passou a gastar 7.0 litros, onde é que eu quero chegar com isto? Simples, muito simples, é só fazer contas, acompanhem o meu raciocínio por favor:

Se eu circulasse a 120kph a minha viagem ia demorar cerca de 1 hora, gastando cerca de 6.0 litros de combustível.

Se eu circulasse a 240kph a minha viagem ia demorar cerca de ½ hora, gastando cerca de 7.0 litros de combustível.

Então será que compensa andar devagar? Claro que não, a andar devagar o carro gasta menos mas durante mais tempo, ao passo que andando mais depressa o carro gasta mais mas durante menos tempo, o que os automóveis nos dizem é a média em litros por 100 kms, e se eu não fizer 100kms? Se fizer só 80 kms? A média devia ser calculada em litros por hora, conforme a foto em baixo em que o automóvel está a consumir 1.0 litros por hora.

Isto é tudo um lobby entre gasolineiras, governos e industría automóvel para nos sacarem milhões de euros todos os anos.

Porque é que acham que no país mais avançado e mais produtivo do mundo, que é a Alemanha não há limite de velocidade nas autoestradas? Para os alemães pouparem. Pois é, os alemães é que a sabem toda, ou sabiam porque agora vocês também sabem.




Sem comentários:

Enviar um comentário