domingo, 22 de julho de 2012

Pesca ao polvo


Saudações virtuais, hoje venho relatar-vos um pequeno acontecimento da minha vida que teve lugar há algum tempo, mais precisamente, ontem.

Como todos sabem, eu domino a arte da pesca há já várias décadas, e ontem decidi que iria passar algum tempo a pescar alguns polvos.

Chegado ao local deparei-me com a falta de uma rede, que nós os pescadores usamos para envolver o engodo, normalmente sardinha, mas ontem por acaso até usei espadarte.

Quando dei por falta da rede desloquei-me a casa da minha avó que mora perto do sítio onde eu iria pescar, a fim de tentar providenciar a rede necessária para a prática da apanha desse molusco, que é o polvo, por sorte a minha avó estava em casa, mas a única rede que me pôde foram umas cuecas de renda pretas e velhas que ela tinha prontas para ir para o lixo, o que serviu na perfeição.

Após uma longa caminhada por entre escarpas afiadas e desfiladeiros ingremes, cheguei ao local e armei tudo o que precisava para a pesca, nunca na minha vida de pescador apanhei tanta quantidade e variedade de espécimes.

Assim que enfiei a cana no primeiro buraco apanhei uma enguia elétrica, o que me deu bastante jeito pois a bateria do meu automóvel estava fraca e pude recarregá-la só metendo o borne positivo na boca da enguina e o borne negativo na outra extremidade do bicho.

No final do dia a pescaria foi muito proveitosa pois apanhei o seguinte:

Uma enguia elétrica, duas enguias a gás, três peixes aranha, oito berbigões macho, quatro cabozes, (não sei porque é chamam áquilo cabozes, os únicos cabozes que eu conheço são os cabozes de natal e não são nada parecidos), sete caranguejos anões, dois ouriços do mar, um povo aí com três quilos, como podem ver na foto em baixo e outro um pouco mais pequeno, e por fim três latas de atum.

 Como já disse dez linhas acima, nunca na minha vida de pescador apanhei tanta quantidade e variedade de espécimes, o que leva a concluir que o sucesso desta pescaria deve-se a um de dois fatores:

O espadarte que usei como engodo foi um sucesso, visto que nunca tinha usado.

Ou então, as cuecas de renda pretas que a minha avó me deu não tinham sido lavadas, o que atraiu aquela bicharada toda.

 (agora que falo nisso é que estou a estranhar o aparecimento de varejeiras junto ao local onde me encontrava, o que nunca tinha sucedido)


Sem comentários:

Enviar um comentário